Estamos em construção
obrigado

domingo, 24 de junho de 2012

Shankha nas mãos dos Deuses Hindus


Shankha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre
Esculpido "esquerda virada por búzios ou Vamavarta shankhas, c. 11-século 12,período de Pala , na Índia. O mais à esquerda é esculpido com a imagem deLakshmi e Vishnu e tem adições de prata.
Shankha ( sânscrito : शंख , Sankha), também escrito e pronunciado como Shankh e Sankha , é uma concha concha de ritual e importância religiosa no hinduísmo e budismo . É o shell de um grande mar predatória caracol , turbinella pyrum encontrado no Oceano Índico .
No hinduísmo o shankha é um emblema sagrado do preservador deus hindu Vishnu . O shankha ainda é usado como uma trombeta em ritual hindu, e foi usado como uma trombeta de guerra no passado. O shankha é elogiado nas escrituras hindus como um doador de fama, longevidade e prosperidade, o limpador do pecado e da morada de Lakshmi - a deusa da riqueza e consorte de Vishnu .
O shankha é exibido na arte hindu em associação com Vishnu. Como um símbolo de água, está associada com a fertilidade feminina e serpentes (Nāgas ). O shankha é o emblema do estado de estado indiano de Kerala e foi emblemas nacionais do estado indiano antigo Principado de TravancoreReino de Kochi
O shankha está incluído na lista dos oito budistas símbolos auspiciosos, o Ashtamangala . No budismo tibetano , é conhecido como " esterco kar ".
Um pó derivado da shankha é usado em Indian Ayurveda medicina, principalmente como uma cura para doenças do estômago e para a beleza e força crescentes.
No mundo ocidental no idioma Inglês , a casca desta espécie é conhecida como a "concha divina" ou "chank sagrado". Também pode ser chamado simplesmente de "chank" ou concha .

Características

Shankha de nome científico é turbinella pyrum . É uma concha porcelanado (isto é, a superfície do reservatório é forte, duro, brilhante, e um pouco translúcido, tal como porcelana ). O caracol do mar que forma a concha é encontrada no Oceano Índico e mares adjacentes.
A forma global do corpo principal do reservatório é oblongo ou cónica. Na forma oblonga, que tem uma protuberância no meio, mas afunila em cada extremidade. Na variedade cónico, a porção superior é saca-rolhas em forma, enquanto a extremidade inferior é torcido e afilada. A concha tem uma ampla base. A cor é opaca, ea superfície é rígido e quebradiço e translúcida. Como todas as conchas de caracóis, o interior é oco. As superfícies internas do shell são muito brilhante, mas a superfície exterior exibe tuberculation alta. [ 1 ] No hinduísmo, o shankha que é brilhante, branco, macio, com extremidades pontiagudas e pesada é procurada. 
Puri shankha-kshetra é descrito como mostrado na imagem acima, dispostas em uma grade correspondente a forma de um destro, ou Dakshinavarta-shankha. Dentro e ao longo das bordas desta concha são as 115 moradas transcendentais de Puri Dham, sendo templos, santuários, Mathas, tanques, árvores e outros locais sagrados. A área abrange cerca de 10 quilômetros quadrados, dos quais 40% está submerso sob o mar.
No centro da shankha-kshetra é a morada do Senhor Jagannath, Baladeva e Subhardra, que residem no antigo templo de Jagannath Puri, em um morro conhecido como Nilagiri, ou o Monte Azul. Para o oeste está o fim geral da shankha, onde Lokanath Templo está situado, um dos oito templos de Shiva na Dham Santo.
O cone, ou no final apical dos pontos shankha a leste, e um outro templo de Shiva está localizado lá, o Templo Nilakantha. A distância entre Lokanath e templos Nilakantha é de cerca de duas milhas.
A forma de concha, como de Jagannatha Puri também é dito ser composto de sete dobras concêntricas. A primeira, a dobra mais interna, é o umbigo do kshetra, e isto marca o lugar onde o sanctum sanctorum do senhor Jagannath, Baladeva irmão e irmã Subhadra residem.
Templo do Senhor Jagannatha tem nove portas, sendo oito nas quatro direções, ao longo de duas paredes de contorno, e que se verifica no reino etérico. O enorme muro ao redor do complexo do templo principal é conhecido como Meghanada Pacheri. Muitas ruas, ou sahi ramificar para fora do templo, correndo em todas as direções e levando aos outros 114 tirthas e thirthams, etc, em shankha-kshetra.
Segue uma lista dos 115 sites de transcendentais localizados em Puri shankha-kshetra. Vamos esperar para descobrir informações detalhadas sobre cada um deles nos segmentos de vir.


Puri Dham 
Pata-chitra Pintura Temple


Nenhum comentário:

Postar um comentário