O Reiki é um sistema simples mas profundo, de cura natural através da imposição das mãos , reconhecido desde 1962 pela Organização Mundial de Saúde como prática terapêutica que contribui para o bem estar da humanidade. Foi desenvolvido por Mikao Usui que viveu no Japão durante o século XIX. Para muitas pessoas, o Reiki é também um excelente caminho para o desenvolvimento pessoal e espiritual.
Material, mental, emocional e espiritualmente, o Reiki insere-se harmoniosamente em qualquer tipo de estilo de vida. Ele ajuda-nos a desenvolver as nossas qualidades pessoais, talentos e ambições, aproximando-nos do poder ilimitado da nossa força.
O QUE É REIKI
Não é fácil definir o que é o Reiki. Qualquer pessoa que o tente definir, decerto hesitará numa resposta pronta e objectiva. Hawayo Takata, a senhora que «trouxe» o Reiki do Japão para o Ocidente, definia-o assim:
"Creio na existência de um Ser Supremo, no Absoluto Infinito, numa força dinâmica que governa o mundo e o Universo. É uma força espiritual invisível que vibra e que torna as outras forças insignificantes ao seu lado, e por isso é Absoluta.
Essa força é impenetrável, imensurável, e sendo uma Força Universal de Vida, é incompreensível ao homem. No entanto, cada ser vivente recebe as suas bênçãos diárias, esteja acordado ou a dormir.
Essa força é impenetrável, imensurável, e sendo uma Força Universal de Vida, é incompreensível ao homem. No entanto, cada ser vivente recebe as suas bênçãos diárias, esteja acordado ou a dormir.
Diferentes professores e mestres chamam-lhe Grande Alma, Força Universal de Vida ou Energia de Vida, pois quando é aplicada vitaliza o sistema interno; também lhe chamam Onda Celeste, porque alivia as dores e faz-nos entrar num estado de profunda sonolência como se estivéssemos sobre o efeito de anestésicos. É também chamada Onda Cósmica, porque irradia sensações de bem estar, levando-nos a um estado de harmonia indescritível.
Eu chamo-a "Reiki", porque a estudei sob esta denominação. Reiki é como ondas que são transmitidas de maneira semelhante às ondas de rádio. Pode-se aplicar com eficácia tanto localmente como à distância, como que emitido por ondas curtas. Reiki não é electricidade, nem rádio, nem Raios X. Pode penetrar através de camadas finas de seda, linho, porcelana, chumbo, madeira ou aço, pois ela vem da Grande Alma, do Infinito.
A Energia Reiki não destrói células nem nervos, é absolutamente inofensiva e por isso é um tratamento prático e seguro. Por ser o Reiki uma Vibração Universal, este tratamento beneficia todos os seres vivos: aves, animais, plantas, assim como todos os seres humanos, sendo jovens e idosos, pobres ou ricos .
Deve-se aplicar e utilizar diariamente de forma preventiva. Deus deu-nos este corpo, um lugar para viver e o pão de cada dia. Fomos colocados no mundo com algum propósito e por ele devemos estar sadio e felizes. É o plano de Deus e Ele proporciona-nos tudo o que necessitamos. Deu-nos as mãos para trabalhar e curar, para que conservemos a saúde física e mental, para que nos libertemos da ignorância e vivamos em um mundo iluminado, para que vivamos em harmonia connosco mesmo e com o próximo, e para que amemos todos os seres vivos.
Se aplicarmos esta regras diariamente, o nosso corpo responderá de uma forma que tudo o que queremos e desejamos conseguir neste mundo, estará ao nosso alcance. Saúde, felicidade e o caminho de uma longa vida, que todos buscamos. É a isso que designamos Perfeição".
Na verdade o Reiki vai muito para além daquilo que podemos compreender dele. Duma forma muito simples, poderíamos tentar defini-lo como…
Um método de cura natural que funciona através da imposição das mãos onde um terapeuta aplica Energia Vital Universal a um receptor, proporcionando-lhe um equilíbrio energético a todos os níveis (físico, emocional, mental e espiritual).
Muitas definições e tentativas de racionalização do que é o Reiki, foram já tentadas, no entanto, a melhor resposta e a melhor definição é aquela dada pelo ser humano ao receber a Luz do Reiki: "uma sensação indescritível" e por isso mesmo, não tem palavras.
Por fim, vejamos o que o Dr. Mikao Usui (fundador do Reiki), afirmava acerca da dádiva que deixou à humanidade:
"O Reiki é uma técnica de cura espiritual e cura energética. A cura espiritual proporciona o relembrar da consciência universal enquanto a cura energética remove os sintomas da mente que causam desordens a nível físico.
Quando as doenças físicas se manifestam, elas são acompanhadas de importantes mensagens para o desenvolvimento ou despertar espiritual da pessoa que as contrai. A cura energética, por si só, pode resolver desordens mentais que causam problemas a nível físico, contudo, a verdadeira cura não acontecerá a menos que se entenda a mensagem espiritual acoplada à desordem mental.
O Reiki traz harmonia ao lado energético, curando verdadeiramente a mente e o corpo, e proporcionando também mudanças ao nível da consciência."
Entrar no mundo do Reiki, é começar a viver uma aventura apaixonante de constantes auto-descobertas, sensações, sentimentos e emoções; é iluminar o Amor e a Compaixão que reside no coração de todos e compreender, como duma forma tão perfeita, somos todos Um.
REI - ENERGIA VITAL UNIVERSAL
Um dos factos menos fáceis de integrar racionalmente pela mente humana é o de que um simples ritual iniciático onde se desbloqueiam e sintonizam os canais energéticos (nadis), com a Energia Universal, que demora entre 5 a 10 minutos, faz da pessoa que o recebe, um "fio condutor" da Luz da Fonte do Reiki para sempre.
Quando recebe a sintonização em Reiki, o iniciado religa-se à Fonte de toda a Rei (Energia Vital Universal), que é descrita das mais diversas formas: Primeira Fonte, Fonte Primordial, ou outra designação que possa representar a criação primária ou a Energia Universal de Vida. Em simultâneo, desperta também essa Energia Universal dentro de si, um poder que reside em todos os seres vivos.
Todos sem excepção estamos ligados a essa mesma Fonte de Vitalidade Cósmica, contudo, e por motivos múltiplos, com o tempo, o ser humano esqueceu-se dessa ligação e hoje, é necessária uma religação para que possa voltar a beneficiar da Luz dessa Fonte.
Frank Arjava Petter criou uma metáfora muito feliz com o nome do seu primeiro livro, "Reiki Fire" (Fogo Reiki). Com este título, Arjava quis transmitir a ideia de que o Reiki queima toda a separação. Segundo as suas próprias palavras, "o Reiki queima a dualidade na sua pureza". Em todos os continentes o Reiki é praticado independentemente da religião, sexo, raça, idade ou estatuto social do praticante. Em todos os continentes, o Reiki queima os factores que impedem o ser humano de se religar à Fonte da Luz Universal, e assim, percorrer duma forma mais consciente o seu caminho para a Satori e, em consequência, para a expansão da Consciência e do Amor Universal, infinitamente.
Constata-se, que as sintonizações do Reiki ao religarem o iniciado à Fonte da Luz Universal e ao despertarem no seu interior essa mesma Luz, produzem uma elevação da consciência e um desenvolvimento do ser humano, sem precedentes na história conhecida da humanidade, por isso, é comum ouvir um praticante de Reiki dizer: "O Reiki mudou a minha vida", e por isso, existem cada vez mais praticantes de Reiki em todo o Planeta.
KI - ENERGIA VITAL INDIVIDUAL
O corpo de um ser vivo irradia calor e energia, sendo essa energia a Energia de Vida ou Energia Vital. Esta energia tem quase tantas designações quantas as culturas existentes; por exemplo, os Russos chamam-lhe Energia Bioplasmática, os Hunas da Polinésia chamam-lhe Mana, os Índios Iroqueses Americanos chamam-lhe Orenda, na Índia chama-lhe Prana, nos Países Islâmicos designam-na por Baraka e por Chi na China.
No Japão, a esta Energia Vital dá-se o nome de Ki (o kanji inferior da imagem à direita) e é essa palavra que em conjunto com a palavra Rei (o kanji superior da imagem à direita), que designa a Energia Vital Universal, forma o nome Reiki. Podemos assim, tentar definir duma forma simples, o Reiki como:
Um sistema que permite a qualquer ser vivo despertar dentro de si e ligar-se à Energia Vital Universal (Rei) para com ela harmonizar a sua própria Energia Vital (Ki) assim como a de qualquer outro ser vivo
A Ki é um tipo de energia de vida que o corpo de qualquer ser vivo produz, proveniente de diversas fontes como o ar, a água, os alimentos e o sol, estando o seu estado de saúde dependente do maior ou menor grau de harmonia e fluidez dessa energia.
Estados de desarmonia espiritual, mental e emocional levam a que o fluxo da Ki seja obstruída em determinados locais desses corpos (supra-físicos), com os consequentes reflexos a nível físico, a que normalmente designamos por, doenças.
Quando a Ki deixa o corpo físico, a vida cessa.
O equilíbrio da energia Ki, é assim essencial para que o corpo físico tenha um funcionamento perfeito pois está constantemente a ser desequilibrado com angústias, depressões, pensamentos e atitudes negativas, alimentação incorrecta, preocupações excessivas, falta de autoconfiança, de amor próprio, entre muitos outros factores.
Porém, a Ki desgastada, pode ser harmonizada e equilibrada através da sintonia e veiculação de Rei (Energia Vital Universal), para o mundo físico, promovendo a melhoria da qualidade de vida em todos os níveis do Ser.
REIKI - COMO É APLICADO
Na prática mais comum do Reiki no Ocidente, o terapeuta direcciona por intermédio das palmas das suas mãos, a Rei (Energia Vital Universal), para os principais centros energéticos do corpo humano. A esses centros dá-se o nome de Chakras (um nome oriundo duma antiga língua sagrada, o sânscrito, a mãe das línguas indo-europeias).
Chakra significa literalmente "roda" ou "círculo" e designa, centros energéticos dos nossos corpos. É através dos chakras que se efectuam as trocas de energia vital entre o nosso organismo e o Universo.
O funcionamento dos chakras condiciona e regula a nossa forma de estar na vida, a forma como nos interaccionamos socialmente, entre muitos outros factores que serão objecto de estudo mais aprofundado noutra página. O seu equilíbrio e bom funcionamento, são fundamentais para um bom estado de saúde em geral.
No tempo do Dr. Usui recitavam-se estes princípios no início de todas as reuniões, assim como os poemas do Imperador Meiji e a Meditação Gassho. O Dr. Usui escreveu no seu manual que os Princípios do Reiki são:
O método secreto para atrair bênçãos, a medicina espiritual de muitas doenças.
Só por hoje...
Não me irrito,
Não me preocupo,
Sou grato,
Trabalho arduamente,
E sou bondoso para todos os seres.
Não me irrito,
Não me preocupo,
Sou grato,
Trabalho arduamente,
E sou bondoso para todos os seres.
De manhã e à noite, com as mãos em oração, canta-os com a tua boca e fá-los ecoar no teu coração. Método Reiki Usui para mudar a tua mente e o teu corpo para melhor.
SÓ POR HOJE, NÃO SE PREOCUPE:
Preocupar-se é esquecer que há um propósito DIVINO UNIVERSAL em tudo o que acontece. A preocupação com o passado é inútil, pois cada pessoa faz o melhor que pode em cada situação da vida, conforme o conhecimento ou sabedoria que tem em determinado momento quando lamentamos um ato passado, devemos perceber que reagimos de acordo com os recursos que possuímos, então, devemos meditar sobre este ato, tirar daí uma lição, e sermos gratos por ela. Quanto ao futuro, também não vale a pena nos preocuparmos com ele, pois o criamos agora. Se cultivarmos a bondade, o AMOR INCONDICIONAL, a benevolência, o pensamento positivo, então o nosso futuro será repleto de AMOR e ainda que aconteça algo que consideramos negativo, trata-se de mais uma lição a ser aprendida.
SÓ POR HOJE, NÃO SE IRRITE:
A raiva é uma emoção desnecessária. Quando uma pessoa se irrita, perde seu centro, seu sincronismo com o UNIVERSO e com seu propósito de vida. Quando damos o melhor de nós e nos irritamos, porque consideramos que alguém não agiu de acordo com nossas expectativas, necessidades e desejos, tendemos a esquecer que essas pessoas foram atraídas para o nosso ambiente e que espelham a nós mesmos.
Na verdade, toda a situação é um reflexo de causa e efeito criado pela própria pessoa. Essa atração pode servir para estimular os nossos pontos fracos, que são a causa da raiva. Assim, quando uma pessoa incita outra a se irritar, a segunda deve controlar a emoção, dar conta consciente das suas reações e dominar as suas emoções. A raiva é uma energia que desarmoniza e cria doenças no corpo. É de grande sabedoria e altamente benéfico aprender a transformar esta energia lidando construtivamente com ela.
SÓ POR HOJE, SEJA GRATO ÀS BENÇÃOS QUE RECEBE:
Quando estamos na atitude de gratidão, nos sentimos abençoados pelo que recebemos, e também por aquilo que confiamos que constantemente será provido pela natureza, consequentemente começamos a atrair magneticamente a ABUNDÂNCIA. Quando nos focamos no que não temos, a falta continuará; por outro lado, se mantivermos conscientes da ABUNDÂNCIA ao nosso redor e nos sentirmos gratos por ela, a ABUNDÂNCIA se manifestará.
HOJE E SEMPRE, GANHA TEU PÃO DIÁRIO HONESTAMENTE:
De extrema importância para um fluxo de vida harmonioso, é a honestidade da pessoa em lidar com ela própria. Esta postura leva a pessoa a enfrentar a VERDADE em todas as coisas e consequentemente tenderá a projetar honestidade sobre os que a circundam.
Ao invés de viver uma vida carregada de ilusão, rejeitando a realidade se uma pessoa viver na VERDADE, se for honesta consigo, descobre um bem estar interior tão agradável que será difícil não querer voltar a senti-la. Descobre que através da honestidade a sua qualidade de vida é potencializada. Assim, se a pessoa trabalha honestamente, está sendo verdadeira para com o seu EU SUPERIOR. Esta verdade é reforçada por um aumento de AMOR próprio que vai consequentemente irradiar harmonia em sua vida.
HOJE E SEMPRE, MOSTRE GRATIDÃO PARA COM TODOS OS SERES VIVOS:
Graças aos estudos da Física, sabemos agora, que originalmente, somos todos provenientes da mesma FONTE. Estamos também descobrindo que, para sobreviver, teremos de eliminar a nossa tendência egocêntrica de querer controlar a natureza e aprender a mostrar AMOR e RESPEITO para com todas as formas de vida. A Física nos mostrou também que não há matéria sólida, apenas níveis diferentes de vibração que vibram em diferentes frequências de energia, e que, contudo são todos interconectados porque não existem barreiras sólidas entre eles.
Assim, quando aceitamos todos oa aspectos de nós mesmos, afetamos todos os outros. Da mesma forma, quando aceitamos os outros, sentimos o reflexo em nós próprios. Cada pessoa, animal, planta e mineral está incluido no TODO. Mostrar AMOR e RESPEITO por todos os outros seres é AMAR e RESPEITAR a nós mesmos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário